Cadeiras para subir escadas para pessoas idosas

À medida que a idade avança, certos problemas motores são, infelizmente e quase invariavelmente, uma inevitabilidade. Contudo, os avanços tecnológicos permitem oferecer um determinado conforto com os quais apenas sonhávamos há anos. 

Neste momento, é possível reformar uma casa para que ela seja capaz de comportar certas incapacidades que se vão sublinhando à medida que a idade avança: se não por doença, pelo próprio desgaste muscular e ósseo.  

Assim, para uma casa com escadas, é importante que um cidadão idoso tenha uma saída da mesma: as cadeiras para subir escadas são o ideal, seja ou não a mobilidade reduzida, para poupar o esforço que dois vãos de escadas podem implicar a pessoas que sofrem de osteoporose, problemas articulares, etc. 

É exatamente nesse sentido que, neste artigo, abordaremos uma modalidade de ascensão que facilita o movimento dentro de uma casa de vários andares, e que a torna totalmente acessível para pessoas idosas. 

Modalidades de Ascensores para Escadas: 

Ignorando o mal-amado corrimão, que é ajuda parca para quem sofre de problemas de articulação, podemos abordar verdadeiros ascensores, que oferecem toda a comodidade no momento de subida ou descida de vãos de escadas a cidadãos que certamente o merecem.  

Assim sendo, abordaremos a ideia de um ascensor de escadas: 

Um ascensor de escadas é, comummente, um utensílio que apresenta uma cadeira, lateral à subida ou descida, onde o utilizador se pode sentar e ser ascendido, ou descendido, de um vão de escadas. Assim, a cadeira onde o utilizador se senta é munida com um motor, hidráulico ou elétrico, que fornece a energia necessária para movimentar através das escadas. Este motor encontra-se, geralmente, debaixo da cadeira, e o material ao longo do vão de escadas serve como estrutura para apoiar a subida ou descida. Estas diferenças de movimento hidráulico ou elétrico criam disparidade de preços, que serão abordados em seguida. 

Muitos dos ascensores possuem mesmo um joystick, ou comando, para iniciar a viagem e controlá-la ao longo dos pisos. No geral, as cadeiras são bastante confortáveis e seguras: apesar desse pressuposto, pode escolher um modelo com elementos específicos, como um cinto de segurança, bem como nuances estéticas que se podem adaptar à sua casa e oferecer ao ascensor a oportunidade de confluir perfeitamente com o estilo que pretende que a casa tenha. 

No que se refere aos tamanhos das cadeiras, não tem de se preocupar. Há uma variedade de tamanho de cadeiras que são facilmente adaptáveis à pessoa que as irá utilizar. Dependendo do modelo e da capacidade de carga, há oportunidades em diversas marcas para encontrar o ascensor ideal para as suas necessidades. 

Dimensões Ideais: 

Quando falamos de dimensões, somos obrigados a falar de carga. A carga, no entanto, é definida pela capacidade do motor. Se falamos de um utilizador obeso, o modelo terá de ser escolhido de uma forma mais específica; porém, se a pessoa se enquadrar nos valores standards disponíveis no mercado, o modelo será inevitavelmente mais barato.  

De resto, o tamanho geral do assento nos ascensores é de 70 cm de comprimento, com uma largura variável, mas que normalmente se encontra próxima dos valores do comprimento. 

grau de subida não deverá ultrapassar os 60 graus, enquanto que o utilizador deve estar a 90º do chão, para garantir a melhor segurança possível no momento da utilização. Não é adequado que o grau seja menor do que os 90º, em relação às escadas, para que o utilizador não esteja disposto a uma queda. Se for maior que 90º, a estabilidade torna-se ainda mais demarcada, mas tal não será necessário, já que os modelos no mercado não falham em termos de manutenção da velocidade, ou seja, não sofrem de arrancos em falso ou variações de velocidade que possam pôr em causa a experiência do idoso. 

Afinal, todos os modelos passam por testes rigorosos, de forma a serem aceites pelas entidades fiscalizadoras. 

Preço de um elevador de escadas para idosos: 

Ressalvo, desde já, que o preço de um determinado modelo é fixo, mas que o preço verdadeiro é maior, e extremamente influenciado pelo tipo de escadas onde é aplicado, a distância, as necessidades eventuais de obras, e a manutenção do ascensor. A instalação não está incluída no preço do modelo. 

No entanto, podemos falar de valores entre €1000 a €9000 euros. 

Os fatores que influenciam esta variação são vários: 

  • O tipo de escadas – Este será o fator determinante. Se as escadas onde será instalado o elevador forem retas, o preço será mais barato, e se as escadas forem curvas, ou seja terem um ou vários patamares, o preço será mais caro por necessitar de um tipo especial de elevador e um “rail” feito à medida.
  • O tipo de motor – Os motores hidráulicos são mais baratos, enquanto que os motores elétricos normalmente implicam um maior investimento. No entanto, é preciso ponderar a decisão, já que o motor elétrico pode compensar a longo prazo, em termos de consumo energético. Tudo dependerá do modelo. 
  • Distância – Um vão de escadas tornará a instalação inevitavelmente mais barata do que se contemplar dois vãos de escada. A distância influencia o preço, e quanto maior a distância que o ascensor percorrer, maior o preço de instalação, e o consumo energético. 
  • Consumo energético – Se olharmos para a maioria dos modelos que o mercado oferece, o consumo energético não é um elemento de particular preocupação. Claro, existem modelos com outro tipo de consumo, referente à sua velocidade, mas a maior parte não difere de qualquer outro tipo de eletrodoméstico; pode até consumir menos que um frigorífico. No entanto, para um menor consumo energético, pode ter de pagar mais pelo modelo no momento inicial. 

Consulte um especialista: 

Escolha um não um modelo mais caro, ou a gama mais acessível, o investimento continua a ser substancial: nesse sentido, não há nada melhor que procurar um especialista, que o possa consultar em relação ao melhor modelo para aplicar nas suas escadas, para a tipologia da sua casa, para as especificidades da utilização. Uma análise pessoal poderá oferecer informação valiosa, mas esta não substitui a plena capacidade de um especialista que dispõe toda a sua vida para este propósito. Assim sendo, informe-se e procure os mais informados. Acima de tudo, importa que o seu investimento compense, e dê condições plenas para os elementos mais idosos da sua família.  

Início » Elevadores de Escadas » Cadeiras para subir escadas para pessoas idosas

Deixe um comentário