Elevador Monta-Pratos para Restaurantes

Detalhe de um monta pratos num restaurante

Elevador Monta-Pratos para Restaurantes

Detalhe de um monta pratos num restaurante
Sérgio Santos
Sérgio Santos

Editor do Vida Acessível

Se no seu espaço de hotelaria ou restauração usufrui de mais de um andar, um elevador monta-pratos pode ser incrivelmente útil.  

Além de poder transportar os pratos diretamente da cozinha para o 1º andar do seu estabelecimento, evitando por isso que os seus trabalhadores tenham de passar pelo espaço dos clientes, pelas escadas, até chegar a uma mesa no andar superior, pode também transportar todos os utensílios usados diretamente para a cozinha. Assim, a comida chega mais quente à mesa, de forma mais segura, e o processo de limpeza é bastante mais rápido. 

Um elevador monta-pratos pode mesmo significar menos mão-de-obra o que, aliado à agilização dos processos na cozinha, normalmente caóticos, pode fazê-lo ponderar seriamente obter um. Mas, para isso, é necessário saber como funciona. 

Fatores Relevantes para a Compra de um Elevador Monta-Pratos para Restaurantes 

Estará o meu edifício pronto para a Instalação? 

Acima de tudo, temos de perceber se o seu espaço está, de facto, apto para a instalação de um elevador monta-pratos. Assim, terá de analisar as suas instalações para, entre outras coisas, compreender se tem espaço para implementar o elevador, de forma vitalícia, juntamente com o espaço para o fazer movimentar-se, ou seja, se tem espaço não só para a cabine como para uma zona onde figurarão os componentes hidráulicos ou motorizados para fazer o seu elevador funcionar. 

Esta dimensão varia consoante o modelo pretendido, mas, para ter uma pequena noção do espaço necessário, se escolher um modelo de 60x60cm, terá de ter um espaço útil, ao longo da zona da elevação, um espaço útil de 80x70cm, e isto sem tendo em consideração o sistema de fecho e abertura do elevador. 

Quais são os gastos energéticos de um elevador monta-pratos? 

Tendo em conta o nível de refrigeração necessário para um espaço de restauração, é provável que o seu contrato energético possa estar adequado à instalação de um elevador monta-pratos. No entanto, é necessário compreender se a sua corrente é trifásica ou monofásica, para perceber o que melhor se adequa ao elevador que escolher. O consumo energético de um elevador monta-pratos comum varia entre 750 e 1200W

Quais são as normas sanitárias associadas? 

Os elevadores monta-pratos, para uso de transporte de alimentos, são tipicamente feitos de aço inoxidável, ou outros materiais fáceis de limpar e esterilizar. 

Assim, os próprios produtores destes modelos já têm essas normas em consideração, pelo que deve apenas preocupar-se com a limpeza do elevador, cuja forma óptima de o fazer estará presente no manual de utilização do elevador. 

Quais são as principais características de um elevador monta-pratos? 

Os elevadores monta-pratos podem garantir acesso até a 4 ou 5 andares, geralmente. Este valor pode ser aumentado se, no contacto com um especialista, verificar se existe uma empresa que possa produzir um modelo adaptado às suas necessidades. No entanto, para a maior parte dos estabelecimentos, esta capacidade é perfeitamente suficiente. 

Quanto à carga que conseguem comportar, em termos de volume dependerá sempre das dimensões do modelo – que pode ser modelado a favor da sua vontade, e da quantidade de trabalho que o seu estabelecimento exige – mas geralmente existem 3 tipos de modelo no que se refere ao peso de carga: 50, 75 e 100kg. Dependerá do volume do seu negócio a escolhe entre estas três variantes. 

Quanto a opções, este talvez seja o tipo de elevador que oferece mais características diferenciadas em termos estéticos, de forma a enquadrar-se perfeitamente no seu espaço. Além disso, em termos funcionais, pode oferecer até 3 portas, bandejas, de forma a aproveitar o espaço vertical da cabine, e outras características mais específicas que certamente terá conhecimento quando decidir avançar para a compra.  

Qual é o preço de um monta-pratos? 

A resposta mais simples seria dizer que um monta-pratos tem um custo que começa nos 4500 euros. No entanto, existe uma miríade de fatores que poderão aumentar este valor, nomeadamente os que estão descritos acima. 

A título de exemplo, dependendo das dimensões que pretende que este tenha, o valor irá necessariamente aumentar. As três modalidades comuns de carga farão o mesmo, ou seja, variar o preço.  

Enfim, todas as variáveis estéticas e funcionais acrescem no valor final do produto e a estas, é preciso indicar que, muito provavelmente, o seu espaço não foi construído de forma a albergar um monta-pratos. Nesse sentido, estará a olhar para uma empreitada de múltiplos andares, de forma a construir o espaço para o elevador e os componentes para a sua elevação, sejam hidráulicos ou eléctricos. 

No caso de um espaço de restauração, isto poderá causar um fecho provisório do espaço, devido aos poluentes presentes no ar, que não permitirão um serviço higiénico. Também isto tem um peso económico. 

Além do mais, há que ter em conta qual a empresa de instalação que escolher: comparando as variadas empresas no mercado, podemos observar uma enorme disparidade de preços tendo em conta as semelhanças do modelo e nível de instalação, garantia dada, etc. Nesse sentido, é importante saber que um elevador deste tipo é obrigado a ser exposto a testes rigorosos, pelo que essa variação de preços pode não fazer sentido. O ideal será escolher o mais barato. 

Consulte um especialista: 

Neste artigo, procurei expor, de forma simples e criteriosa, alguns dos fatores mais importantes no momento da escolha de um elevador monta-pratos. Esta informação, no entanto, não excluí a necessidade de consultar um especialista neste tipo de produtos, que lhe dará detalhes bastantes relevantes e adequados ao seu espaço, nomeadamente orçamento, o nível de carga e dimensão necessárias, qual a marca mais barata, e mesmo qual o melhor modelo estético para uma consonância fluída com o seu espaço. Tente sempre obter um orçamento fixo e a melhor ajuda possível. 

Conheça todas as soluções de mobilidade que temos para si

Scroll to Top