Elevador na entrada de edifício

A dimensão adequada para um elevador para pessoas

Usados diariamente por milhões de pessoas, e objetos, como forma de locomoção dentro de edifícios, os elevadores são uma forma de transporte que é geralmente movida com um sistema de impulsão, hidráulico ou elétrico, de movimento geralmente vertical. Longe de serem uma funcionalidade de grandes edifícios ou centros comerciais, muitos modelos são especificamente criados para um ambiente mais familiar, podendo até ser colocados em vivendas. 

Quando se trata de elevadores, a tendência geral é dividi-los em um de dois sectores: os indicados para pessoas e os monta-cargas (se bem que existem modalidades mistas). No primeiro caso, isto é, naqueles que são propositadamente construídos para transportar pessoas, as dimensões da cabine do elevador são uma preocupação premente e justificada: afinal, os elevadores, apesar de serem uma ferramenta útil para todas as pessoas, são especialmente válidos no caso em que os utilizadores possuem algum tipo de mobilidade reduzida – o uso de cadeira de rodas, aranha ou alguma dificuldade associada – que torna, para eles, o movimento entre andares não só extremamente difícil como, em alguns casos, simplesmente impossível.  

Para desmistificar e oferecer uma ajuda na navegação por entre informação que, muitas vezes, é ininteligível e contraditória, exporei em seguida o que pode esperar em termos de oferta de mercado. 

Informação Necessária 

É necessário salvaguardar, antes de abordar as dimensões disponíveis, que a União Europeia estabeleceu, na sua norma UNE EN 81-70, a regulação que define os requisitos mínimos de acessibilidade de um elevador. Esta norma, que tem em consideração principal a segurança e acessibilidade dos elevadores a todos os cidadãos, restringe o seu uso em edifícios construídos sem ter em conta nem previsão da adição de um elevador: já que o elevador não contempla apenas a cabine, mas toda a parafernália mecânica e hidráulica que o permite funcionar. 

Esta norma estipula dimensões mínimas de um metro de largura por um metro e 25 centímetros de comprimento, no caso de modelos que sejam de entrada e saída pela mesma porta. O aconselhável será que este espaço seja um pouco maior (1,1m por 1,4m), para que, para o caso de o passageiro ser uma pessoa em cadeiras de rodas, ela possa ser acompanhada por outra pessoa. 

Olhando para os modelos em que a entrada e a saída se fazem por portas diferentes, isto é, que as portas do elevador se encontram “face-a-face”, as dimensões aconselhadas são de 1,4m por 1,4m, de forma a permitir que um indivíduo em cadeira de rodas consiga fazer a manobra de inversão de 180º em segurança e sem dificuldade. 

Além destas estipulações, a UE define que a porta, ou portas, devem ter uma largura mínima de 80 centímetros, e que o acesso ao elevador tenha dum diâmetro de 1,5 metros sem qualquer obstáculo ou desnível, de forma a que seja acessível para todos os cidadãos, sob qualquer incapacidade física, e movendo-se com qualquer tipo de apoio. 

As dimensões da cabine de elevadores 

A cabine do elevador é o meio com que temos de interagir para usufruirmos do seu funcionamento, e este deve ser acompanhado com dísticos que determinam, derivado das suas dimensões, mas também da sua capacidade hidráulica ou do motor, o número de pessoas que pode transportar, tendo sempre como adenda o peso de carga que a dimensão e capacidade do motor permite. Assim, é importante rever o capítulo anterior para perceber as modalidades de que passaremos a falar. 

Uma nova adenda: estes valores são em relação aos modelos mais pequenos entre cada uma das tipificações: individual, duas pessoas, quatro ou seis. Esta variação também poderá ser impactada pelo tipo de elevação (hidráulica ou eléctrica), e pequenas especificidades técnicas. 

Cabine individual 

Com uma carga útil de 100kg, estes elevadores são extremamente pequenos e oferecem apenas 0,37cm2. Em termos de utilização, talvez possa fazer sentido para alguns compradores; no entanto, tendo em conta as normativas da UE, talvez não sejam apropriados para pessoas com mobilidade reduzida, especialmente aquelas que andam de cadeira de rodas. 

Cabine para duas pessoas 

A carga útil é, no mínimo e no caso de cabines para duas pessoas, de 180kg, com 58cm2 de espaço útil. Outros modelos oferecerão mais espaço, mas na generalidade, estes são os valores mínimos passíveis de ser aplicados.  

Cabine para quatro pessoas 

No caso de cabines para quatro pessoas, o espaço útil sobre praticamente para 1m2. Com largura entre 90 a 100cm, e um comprimento de 100cm, a variação estará, portanto, próxima do espaço útil mencionado. Esta cabine é a mais comum e passível de ser encontrada em espaços comerciais ou públicos. 

Considerando um peso médio de 75kg por pessoa, a carga útil é de 300 a 320kg. 

Cabine para seis pessoas 

Entre um 1,20 e 1,30m2, as superfícies desta modalidade de cabine podem oscilar entre diferentes valores de comprimento e largura. Já em relação à carga útil, a lógica de 75kg por pessoa também ela se aplica aqui, sendo que a carga considerada máxima para estas cabines de 450kg. 

Consideração final 

Seja o uso em espaço de prédio, vivenda, edifício comercial, etc, é preciso perceber se a utilização do modelo que pretende o salvaguarda aquando da utilização que lhe dará. Se observar, com atenção, as estipulações da UE, verá que a cabine individual, ou para duas pessoas, não garante as normas de acessibilidade, pelo que impede que seja usada por alguém com problemas de mobilidade, especialmente em cadeiras de rodas. Assim, o ideal é estudar o uso e eventuais utilizadores futuros do seu elevador, para que não impeça ninguém de utilizar o seu elevador, ou mesmo a si, num caso eventual de problemas futuros. Afinal, muita gente pensa no elevador para a sua terceira idade, e aumentar a mobilidade da sua casa. Todos estes fatores têm de ser tomados em conta. 

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