Elevadores para Veículos

Elevador de carros numa oficina

Elevadores para Veículos

Elevador de carros numa oficina
Sérgio Santos
Sérgio Santos

Editor do Vida Acessível

À medida que tentamos, civilizacionalmente, aproveitar os espaços urbanos na sua verticalidade, para os fazer render ao máximo, a necessidade para mecanismos de movimento vertical, naturalmente, aumenta: e podemos falar tanto de pessoas, como de cargas ou, neste caso, carros. 

Normalmente utilizados em edifícios industriais, grande comércio, ou em espaços de estacionamento com vários andares, estes elevadores são amplos em nas suas diversas capacidades, como peso, tamanho e funcionalidade.  

Neste artigo, abordaremos justamente a sua versatilidade, potência, tamanho e, claro, os seus custos. 

Capacidade dos Elevadores para Veículos 

O seu espectro, no que se refere à capacidade de carga, pode ir dos 50kg até a mais de 10 toneladas. Os mais pequenos podem ser usados para motorizadas, ou mesmo para transportar carga; aliás, estes modelos mais pequenos são muitas vezes usadas na hotelaria ou indústria para transporte de items com “pouco” peso. 

Em termos de capacidade de elevação, esta é de, no máximo, 12 metros, o que equivale a 4 ou 5 andares, dependendo da altura dos andares em questão. Esta refere-se à capacidade de modelos movidos de forma hidráulica, pelo que pode encontrar modelos com diferentes capacidades, se usarem outro método de locomoção. 

Em termos de velocidade, pode encontrar modelos que fornecem velocidades entre os 10 a 20 cm por segundo, que, naturalmente, se refletem na potência do modelo: esta pode variar entre 5,5 e 20 CV. 

Assim, podemos asseverar que a oferta é imensa e que a escolha tem de ser feita com a noção perfeita do que necessita para o seu negócio ou propriedade. 

Medidas dos Elevadores para Veículos 

Com uma categoria só para si, justificada pelo impacto que tem em todos os fatores falados anteriormente, as medidas dos elevadores para veículos são essenciais no que se refere ao uso e, por isso, à escolha de um modelo. 

No caso dos elevadores para os veículos urbanos comuns, a cabine útil tem, normalmente, 2,6 metros de largura e 5,2 metros de comprimento, e um mínimo da altura de 2,2 metros. Estas medidas são largamente suficientes para a maioria de modelos de carros, incluindo SUVs e outros carros mais encorpados, e até para a saída e entrada do condutor: afinal, ninguém quer ficar enclausurado simultaneamente no seu carro e num elevador. 

Se falamos de veículos industriais, no entanto, as cabines apresentam outro porte e dimensões, podendo chegar até aos 3,2 metros de largura e 6 metros de comprimento, ou até mais, se tal for necessário. O mesmo se aplica à altura máxima. Tal como nos habituámos a ver nas pontes, os veículos industriais têm dimensões bastante variáveis, pelo que o mínimo absoluto se mantém em 2,2 metros, mas pode ser adaptado ao tipo de veículo que se pretende transportar. 

Carga comportável pelos Elevadores para Veículos 

Como já abordámos em cima, a carga comportável varia imenso. No entanto, é entendido como um valor médio para um elevador para veículos urbanos a carga de 2500kg, um valor que se adequa aos veículos mais pequenos, que pesam até uma tonelada, até aos SUV mais encorpados, Jipes, etc, que podem pesar até 2 toneladas. 

Se falamos de carrinhas, e veículos semelhantes, há modelos capazes de elevar até 3500kg, pelo que não se posiciona como um problema. Aliás, há modelos de elevadores que conseguem aguentar até mais de 10 toneladas. 

Quais são os tipos de elevadores para veículos que existem no mercado? 

Os tipos de elevador, quando considerando a sua forma de funcionamento, isto é, o tipo de elevação, é maioritariamente feito através de um sistema hidráulico; por outro lado, têm aparecido cada vez mais modelos com motores elétricos. A opção entre os dois deve ser feita, acima de tudo, tendo em conta o preço, já que ambos os tipos de elevação passam por testes rigorosos de segurança.  

Mas, antes disso, abordaremos duas modalidades: as que permitem o transporte de pessoas no veículo, e as que não o permitem. Como é óbvio, os que permitem que pessoas se encontrem no veículo no momento de elevação do mesmo, têm normas de segurança mais restritas do que a sua contraparte. As próprias diretivas em relação à instalação e utilizações destas diferentes modalidades de elevadores para veículos garantem a segurança, tanto do veículo, no caso de não poder albergar passageiros, como o de veículo com passageiros. 

Qual é o preço de um elevador para veículos? 

Primeiro que tudo, deve consultar um especialista, e ter em conta que o preço do elevador, além de poder variar de forma extrema, consoante o uso que lhe pretende dar, também não é final: existem os valores da construção do fosso, da adaptação anatómica do edifício que pretende equipar com o elevador, a manutenção e conservação, que adicionam custo ao valor original do elevador. 

Assim, posso dar-lhe o valor do modelo mais básico, normalmente usado em garagens para optimização de espaço: o modelo, sem as obras associadas, é de 8.500€. 

A partir deste valor, todas as características nomeadas assim influenciarão o preço, pelo que, como é óbvio, um elevador para camiões será necessariamente mais caro do que um elevador para carros urbanos, pelo tamanho da cabine, potência necessária, e as considerações que teci acima. 

Acima de tudo, 

É importante que contacte um especialista, de uma marca confiável, e que se sirva da sua consultadoria para analisar o seu espaço, as suas necessidades, as potenciais obras que terá de realizar na sua propriedade, o seu orçamento, até encontrar a opção mais viável no mercado, de acordo com o que precisa. 

Conheça todas as soluções de mobilidade que temos para si

Scroll to Top