Elevadores verticais para pequenos desníveis

Elevador para cadeira de rodas

Elevadores verticais para pequenos desníveis

Elevador para cadeira de rodas
Sérgio Santos
Sérgio Santos

Editor do Vida Acessível

Seja em locais de comércio, acesso público, ou mesmo na entrada para moradias ou prédios, o pequeno vão de escadas que funcionaria, para efeitos estéticos, como um embelezamento por perspectiva, é para pessoas com mobilidade reduzida, seja em cadeira de rodas ou não, um verdadeiro pesadelo. E eles não estão sozinhos. Também os responsáveis por carregar cargas pesadas, muitas vezes manualmente ou com instrumentos sem motor, olham para as escadas como um obstáculo complicado de ultrapassar.  

Nesse sentido, os elevadores verticais, que são desenhados especificamente para estes pequenos desníveis, podem permitir o acesso fácil a um local que, de outra forma, seria difícil ou até mesmo impossível de ser, sendo por questões de mobilidade ou de carga. 

Qual é a diferença entre o elevador comum e os elevadores verticais para pequenos desníveis? 

Enquanto que um elevador comum, usualmente, une os vários andares de um edifício, e tem diferentes dimensões e capacidades. Normalmente, um elevador em espaços públicos terá mais de um metro quadrado e unirá pelo menos dois andares. 

No caso desta modalidade de elevadores, no entanto, foi construída justamente para facilitar o acesso em pequenos desníveis, barreiras verticais até aos três metros, com uma estrutura fixa à parede que une os dois elementos arquitetónicos, e que significa que a entrada por cima é feita a 180º da saída em baixo, ou vice-versa. O seu alcance vai até aos 3 metros de altura. 

Com esta disposição, pode não só transportar pessoas com mobilidade reduzida, como pessoas de cadeiras de rodas, bem como cargas, de forma cómoda e bastante rápida. 

Estes elevadores são todos iguais? 

Não, pelo contrário. Existe uma grande variedade de opções a ter em conta na altura de escolher um dos elevadores.  

Em primeiro, podem ser escolhidos em várias cores, sendo que pode determinar qual é a que melhor se aplica, esteticamente, ao espaço onde pretende instalá-lo 

Outro fator importante, que será abordado mais abaixo, é que alguns destes modelos podem precisar de um poço de cerca de 15 cm. No entanto, esta pode ser substituída por uma rampa de acesso, para que não necessite de fazer quaisquer obras. 

A opção de funcionar à distância, por comando, ou não, é outra opção que ficará ao seu critério na altura da compra, sem grande efeito no preço final. As portas automáticas, por outro lado, podem influenciar já o seu preço, mas genericamente funciona de forma rápida, desde que se aciona, para que o modelo seja mais seguro e eficiente. 

Finalmente, pode optar por colocar um banco, móvel, ou seja, passível de ser retirado, dependendo das circunstâncias, para tornar a viagem mais confortável a qualquer indivíduo com problemas de mobilidade. 

Quais as vantagens em obter um destes elevadores? 

Antes de sequer colocar em causa o que quer que seja, em relação ao funcionamento, é preciso sublinhar o seu fator social: ao dar a opção de acesso a pessoas com mobilidade reduzida a um determinado lugar que padece deste desnível, estará a abrir novos horizontes a pessoas que, devido às suas dificuldades, veem a navegação citadina de uma forma bastante mais complexa de qualquer um de nós. 

Em relação ao design e funcionalidades, podemos dizer, desde logo, que oferece bastante comodidade aos seus utilizadores, já que o seu movimento é estável e a velocidade é suave, sem vibrações nem outro tipo de incómodos. Tem diversas tecnologias, como detector de obstáculos, baterias secundárias para o caso de corte na ligação geral à eletricidade, entre outras, para promover o melhor conforto e segurança durante o seu uso. 

Quanto à perspectiva do utilizador, o seu manuseamento é bastante fácil e intuitivo. Basta premir o botão de subida ou descida e ele começará automaticamente a sua pequena viagem. É possível utilizar o elevador à distância, no caso de ser um local público, para que este não seja usado de forma errada. 

sua instalação também é relativamente fácil: ao ser apoiado pela parede, e sem uma necessidade de poço (alguns modelos podem requerer um pequeno poço de 15 cm), são modelos aplicáveis em contexto externo, sendo que há modelos bastante resistentes aos elementos degradadores (clima, acima de tudo) a que se expõem. Adaptam-se, assim, a uma enorme variedade de espaços. Além disso, o seu consumo energético é muito apelativo, sendo que o consumo varia entre os 750 e 1200W. Resta dizer que a maior parte dos modelos é montável e não necessitará de obras substanciais para o instalar. 

Ao serem instalados na parede, não só oferecem a possibilidade a um indivíduo de cadeira de rodas em manter-se no seu veículo em vez de ter de se sentar nas cadeiras verticais, mas também não ocupam espaço nas escadas. Assim, permite a melhor utilização para toda a gente. Além disso, é polivalente, podendo ser usado por humanos, ou como forma de fazer subir variados objetos: cargas para determinadas lojas, compras, etc. 

Existe alguma desvantagem no uso destes elevadores? 

bateria embutida existe, apenas, para uma eventual viagem que fica a meio, pelo que essa apenas durará para o término da viagem, em geral no sentido negativo, ou seja, para baixo, pelo que, sem luz, a utilização é impraticável. 

Além disso, o facto de ser uma instalação fixa, ao contrário de outras modalidades de mobilidade, pode ser considerado um ponto negativo: dependendo, sempre, do uso do espaço. 

E quais são os preços? 

Como o preço difere de forma gritante no mercado, é difícil nomear um preço médio. É preciso, no entanto, considerar que, à medida que se popularizaram, o seu preço tornou-se cada vez mais apelativo. 

Por outro lado, o tamanho do modelo, o modelo em si, o local da sua aplicação, e as suas características, são todas elas fatores de flutuação de preço, pelo que o melhor é falar com um especialista na matéria, de forma que lhe possam oferecer um orçamento competitivo e adaptado às suas necessidades e carteira. 

Conheça todas as soluções de mobilidade que temos para si

Scroll to Top