Guia de Compra de Elevadores de Escadas

Elevador de escadas Reto

Guia de Compra de Elevadores de Escadas

Elevador de escadas Reto
Sérgio Santos
Sérgio Santos

Editor do Vida Acessível

Neste artigo, pretendemos fornecer um guia abrangente para o ajudar a escolher e comprar um elevador de escadas em Portugal, adaptado às suas necessidades e ao seu lar. Ao lê-lo, você ficará a saber o que esperar durante o processo de compra de um elevador de escadas, o que fazer e ter em consideração em cada uma das etapas envolvidas.

Não se pode simplesmente encomendar um elevador de escadas qualquer – ele precisa ser adequado para você e sua casa. Por isso, é essencial passar por um processo cuidadoso de avaliação e seleção antes de fazer sua compra.

Discuta as suas necessidades

Quando o fabricante ou fornecedor visitar, o representante medirá suas escadas e também a si. O especialista de mobilidade geralmente precisa saber o comprimento da sua perna quando sentado, para garantir que não haja perigo de você bater os joelhos ao utilizar o equipamento. Eles também precisarão saber o seu peso e as suas limitações de mobilidade se existirem.

Perguntas importantes que ajudarão a escolher o posicionamento do comando incluem se você é destro ou canhoto. O representante deve fornecer detalhes completos de gama de equipamentos disponíveis e informá-lo sobre aqueles que melhor atendem às suas necessidades.

Imagine o que será possível realizar no futuro, mesmo que seja difícil atualmente, como subir escadas, mas também o que já consegue fazer facilmente agora, tendo em consideração as suas limitações de mobilidade.

Opções de elevadores de escadas

Considere as seguintes opções:

  • Assentos giratórios
    Permitem girar para enfrentar o patamar e entrar e sair com mais facilidade. O giro trava no lugar, para que não haja perigo do assento se mover se você empurrar o apoio de braço para se levantar. Alguns assentos giratórios são motorizados.
  • Escolha de cores e estofados
    Alguns elevadores oferecem mais opções do que outros. Algumas empresas pintarão o elevador de qualquer cor e cobrirão o estofamento com qualquer tecido que você preferir.
  • Controles fáceis de usar
    Você deve poder escolher entre controles para destros e canhotos. Eles devem oferecer outras opções, incluindo alavancas fáceis de usar, mesmo que você tenha pouco aperto ou força. Verifique se você poderá segurar facilmente o controle no lugar pelo tempo necessário para subir ou descer as escadas. Alguns elevadores possuem controles remotos.
  • Controles remotos de mão e controles de parede
    Você pode usá-los para chamar o elevador ou enviá-lo de volta para cima ou para baixo das escadas. Isso é muito útil se mais de uma pessoa em sua casa usar o elevador de escadas. Verifique quantos controles remotos são fornecidos – algumas empresas fornecem dois como padrão. Controles remotos e de parede também podem ser usados por um assistente, que pode controlar o elevador para você.
  • Cinto de segurança
    Muitos elevadores vêm equipados com cintos de segurança como padrão. Verifique se você consegue prender o cinto facilmente. Você pode escolher de que lado ele será preso? Se você precisar de mais apoio do que um cinto pode oferecer, muitos elevadores podem ser fornecidos com um arnês mais elaborado.
  • Travão
    Se você receber visitas de crianças e elas quiserem brincar no elevador de escadas, uma trava é útil para ajudar a evitar acidentes.
  • Assentos confortáveis
    Todos os elevadores de escadas possuem assentos acolchoados. Se possível, experimente-os para verificar o conforto antes de comprar. O fabricante ou fornecedor deve informá-lo onde você pode fazer isso – muitas empresas fornecem lojas de mobilidade locais com modelos de demonstração para as pessoas experimentarem. Verifique se o elevador começa a funcionar de maneira silenciosa e suave.
  • Elevadores de apoio para os pés
    Todos os elevadores possuem uma plataforma onde você apoia os pés. Tanto o assento quanto essa plataforma dobram-se para que o elevador não ocupe muito espaço quando não estiver em uso. Se você tiver dificuldade em dobrar-se para levantar o apoio para os pés, procure um modelo que o levante automaticamente.

Compare os custos e serviços de elevadores de escadas. Leve em consideração o serviço pós-venda oferecido e o período de garantia, bem como o valor do próprio elevador.

Algumas empresas fornecerão um orçamento fixo – você pode aceitá-lo ou recusá-lo. Outras podem estar abertas à negociação. Pode ser útil informar à empresa que você está solicitando orçamentos de mais de uma empresa para obter um preço melhor.

Faça perguntas

Aqui estão algumas perguntas que você pode querer fazer ao representante:

  • Quanto tempo levará o trabalho?
  • Quanto tempo terei que esperar pela instalação?
  • Quanta sujidade é causada pela instalação?
  • O que acontece se eu não precisar mais do elevador de escadas?
  • E quanto ao serviço pós-venda?

Visita de avaliação

As empresas de elevadores de escadas visitarão a sua casa para:

  • Conversar sobre o que você precisa e como usará o elevador, garantindo que suas necessidades específicas sejam atendidas;
  • Verificar as suas escadas e determinar como o elevador pode ser instalado, levando em consideração o design e a estrutura da sua casa;
  • Fornecer um orçamento durante a visita ou enviá-lo em breve, para que você possa comparar os custos entre diferentes fornecedores.

Estas visitas são feitas sem compromisso – não se sinta pressionado a comprar.

Para ajudá-lo a tomar a decisão certa, use nossa checklist para fazer perguntas aos representantes das empresas durante as visitas.

Recomendamos entrar em contato com pelo menos três empresas de elevadores de escadas, pois os preços podem variar bastante. Além disso, diferentes fabricantes oferecem diferentes tipos de elevadores de escada, o que pode exigir que você considere mais de que um para encontrar aqueler que melhor funciona para você e para a sua casa.

É melhor entrar em contato com empresas que não estão vinculadas a uma única marca de elevador de escadas, para que você tenha uma escolha mais ampla e imparcial.

Para encontrar empresas de elevadores de escadas em Portugal, visite nosso site e preencha o formulário de pedido de orçamentos. Você receberá até três orçamentos gratuitos de empresas instaladoras em Portugal, facilitando a comparação entre diferentes fornecedores.

Ao escolher uma empresa, procure aquelas que sejam membros de organizações relevantes no setor, que foram distinguidas com prémios ou que sigam padrões de qualidade. Ao pedir um orçamento através do nosso site estará a garantir isso mesmo, uma vez que o Vida Acessível tem parcerias com as empresas de topo em Portugal.

Ao seguir esses quatro passos, você estará mais preparado para escolher e comprar um elevador de escadas que atenda às suas necessidades e se adapte à sua casa em Portugal. Lembre-se de pesquisar várias empresas, discutir suas necessidades e opções, comparar custos e serviços e fazer perguntas importantes para garantir que você tome a decisão certa.

Conheça todas as soluções de mobilidade que temos para si

Scroll to Top