Plataformas para escadas

Medidas necessárias para a instalação de uma plataforma de escadas

O tema que dá título a este artigo pode ser abordado de duas formas distintas: uma análise aos modelos disponíveis no mercado, nas suas dimensões, e o ajuste que o local onde forem instalados necessita, e a legislação em vigor em relação à acessibilidade em espaços públicos, que coloca de parte alguns dos modelos, por não cumprirem as dimensões mínimas legisladas. 

Nesse sentido, e porque as suas pretensões no que toca à instalação podem ser de natureza privada, ou pensadas para um espaço de acesso público, abordarei as diferentes dimensões existentes no mercado, para que saiba com o que contar antes de avançar para um processo de compra de um determinado modelo. 

Comecemos então com as dimensões dos modelos em si. 

Dimensões dos modelos de plataformas de escadas 

O que é uma plataforma de escadas? 

De forma muito simples, e antes de abordar as dimensões, uma plataforma de escadas é uma modalidade de elevador que é instalado lateralmente à escada, normalmente nas fundações laterais da mesma, e que se desloca ao longo da inclinação da escada. A plataforma, no entanto, mantém-se sempre perpendicular ao chão, oferecendo garantia de segurança e quebrando barreiras para indivíduos com mobilidade reduzida. Pode também ser usado para transportar cargas.  

Normalmente, dispõe de saída de ambos os lados, para facilitar o movimento. 

Quais são as dimensões mínimas de uma plataforma de escadas? 

A menor dimensão disponível, nesta modalidade de ascensor, oferece uma plataforma com 60 centímetros de largura e 75 centímetros de comprimento.  

No entanto, as plataformas mais comuns variam entre este valor e o de 70 centímetros de largura e 90 centímetros de comprimento. 

Estamos, neste caso, a falar das dimensões úteis, ou seja, do espaço da plataforma. 

Quais são as dimensões aconselhadas para um espaço público? 

Para que tenha a certeza que o modelo que escolhe cumpre todas as estipulações presentes nas normas de acessibilidade a espaços públicos, deve assegurar que a plataforma tem, no mínimo, 80 centímetros de largura por 100 cm de comprimento.  

Estes valores são pensados para o acesso total de todos os tipos de cadeira de rodas, e para permitir pequenas movimentações dentro do espaço promovido pela plataforma. 

No entanto, é preciso salvaguardar que a instalação da plataforma envolve também o mecanismo que promove o movimento, e que aumenta a dimensão necessária que a escada deve dispor para que determinado modelo seja instalável. Assim, abordaremos o que implica a instalação de uma plataforma de escadas. 

Dimensões Necessárias para a Instalação e Outras Considerações 

Altura: 

Como já abordei anteriormente, é necessário que as escadas tenham um apoio lateral, como uma parede, para suportar a plataforma e os seus mecanismos associados que promovem a elevação. 

Se tal parede não existir, deverão ser colocadas traves capazes de suportar a plataforma, e o nível de carga que esta consegue transportar, para servir de suporte a esta. 

Há dimensões a considerar nos dois casos: no primeiro, ou seja, na existência de uma parede capaz de suportar a plataforma, é necessário que esta tenha uma altura suficiente para que o vão de escadas esteja longe o suficiente da plataforma, de forma que esta nunca embata nas escadas. No segundo, as traves devem ser instaladas tendo em conta o modelo: neste caso, é o instalador que deverá aconselhar qual a altura ideal. 

No entanto, podemos considerar estes valores, para uma plataforma que esteja apta para uso público, que a altura terá de ser, no mínimo, 95 centímetros em parede e 105 centímetros com traves.  

Se esta plataforma tiver de efetuar curvas ao longo de vãos de escadas, este valor aumenta para 115/120 centímetros. 

Espaço de Embarque e Desembarque: 

Tanto no andar superior como no inferior, considera-se ideal que haja um espaço livre de pelo menos 1m2, mas idealmente de um 1,5m, para que qualquer indivíduo em cadeira de rodas possa realizar todas as manobras necessárias para embarcar, ou desembarcar, da plataforma de escadas. 

Espaço entre a Parede ou Traves e a Plataforma: 

Há que ter em conta que, das escadas, não será apenas necessário subtrair a dimensão da plataforma em si, mas também o espaço entre a parede e a plataforma, onde os mecanismos de ascensão se encontram presentes. Deve contar, neste caso, com valores médios que variarão entre os 30 e 40 cm , dependendo do modelo que escolha.  

Consumo Energético: 
 

É, obviamente, necessária uma ligação elétrica para promover o movimento da plataforma: neste sentido, e porque são números tão importantes como as dimensões, pode esperar um consumo entre os 0,5Kw e os 1,5Kw. Isto variará, como é óbvio, consoante o modelo e as dimensões do mesmo. 

Nota: Estes valores baseiam-se não só na análise do mercado como na legislação vigente. No entanto, são valores de referência, que não devem servir mais do que de um pequeno guia de navegação, e não substituem a opinião de um especialista. 

Não dispense a opinião de um especialista: 

Cada caso é um caso, mas a verdade é que, ao entrar no mercado dos elevadores, estranho para grande parte dos consumidores, a confusão pode reinar, e decisões intemperadas podem fazer com que desperdice dinheiro.  

Se, por outro lado, usufruir da consulta técnica de um especialista, o seu caso pode ser avaliado, privado ou público, para que respeite a arquitetura da sua casa, a especificidade do uso que dará à plataforma, e a legalidade da aplicação dentro do seu espaço.  

Marcas diferentes oferecem modelos semelhantes a preços díspares, pelo que, para ter a certeza que escolheu o melhor modelo, mas também o mais barato para a função que necessita que ele performe, ouça a opinião de quem sabe. 

Categorias

Outros artigos

Scroll to Top