Modernização de Elevadores

Elevador na entrada de edifício

Modernização de Elevadores

Elevador na entrada de edifício
Sérgio Santos
Sérgio Santos

Editor do Vida Acessível

Cada vez mais presente em todas as áreas públicas, devido não só à legislação e ao conforto dos utilizadores, mas também como elementos que promovem o movimento de cargas e pessoas, aumentando a acessibilidade das infraestruturas, os elevadores, nas suas variadas modalidades, não são algo particularmente recente. 

Na verdade, há elevadores com dezenas de anos, cujas capacidades já se encontram aquém daquelas que os modelos mais recentes proporcionam em termos de funcionalidade e conforto a quem os utiliza.  

Neste artigo, falaremos da modernização de elevadores, sejam eles de que categoria for, para que saiba as opções que o mercado lhe proporciona para continuar a usufruir de forma plena do seu modelo, com os devidos ajustes. 

Como é o processo de modernização de elevadores? 

 Temos de referir que o processo de modernização é diferente de um processo de manutenção, pelo qual não deve ser confundido ou relacionado. 

Enquanto que o processo de manutenção é uma contratualização feita entre o proprietário e a empresa distribuidora, a decisão de modernizar o elevador é algo que acrescenta valor patrimonial ao edifício e que, no evento mais provável de não estar plasmado no contrato, o seu custo deve ser suportado pelo dono do edifício onde o elevador sujeito a modernização está localizado. 

Quanto ao processo, podemos falar de dois tipos de modernização de elevadores, que não são mutuamente exclusivos: o funcional e o estético. 

No primeiro caso, o funcional, falamos, essencialmente, pelo quadro ou cabine de comando. 

Este passo para a frente em termos de funcionalidade permite melhorar as condições de eficiência energética do elevador, oferecer melhor estabilidade em termos de movimento, reduzir os riscos de problemas urgentes devidos a falhas mecânicas, e até renovar o contrato de manutenção para um mais adequado, e mais em conta. 

Por outro lado, temos a alteração estética, perfeita para elevadores relativamente recentes, e em óptimo estado, mas cuja parte visível ao utilizador não corresponde com a estética dos dias de hoje, no que se refere a edifícios. Alterando a cabine, os botões, enfim, todas as componentes não funcionais, mas que são os elementos com que o utilizador interage, altera por completo a experiência do utilizador, valorizando assim o seu modelo. 

Porquê modernizar? 

Como já foi referido acima, a evolução da tecnologia associada aos elevadores criou uma disparidade qualitativa entre os modelos mais antigos e as soluções mais recentes. O mesmo pode ser dito dos contratos de manutenção, etc.  

A valorização do património é um aspecto a ter em conta, bem como todos os nomeados em termos de funcionalidade. Mas um fator a ter em conta é que, à medida que os elevadores envelhecem, torna-se mais difícil encontrar peças para troca, os contratos tornam-se mais caros, devido à maior probabilidade de falhas, estes tornam-se menos fiáveis, e podem comportar, a longo prazo, mais custos na manutenção do que propriamente o que gastar com a modernização. 

É, por isso, de imperiosa importância analisar as suas condições, e as do seu elevador, e ponderar o que fará mais sentido para a sua propriedade. 

Que preços posso esperar para a modernização do meu elevador? 

O preço, como deve calcular, irá variar imenso tendo em conta o modelo do seu elevador, a tipologia do seu edifício, e o carácter da modernização, funcional, estética ou ambas. Estamos a falar entre os 1.500€ até valores superiores a 20.000€. De qualquer forma, trabalhando com uma empresa séria e estabelecida no mercado, terá a oportunidade de receber um orçamento prévio, de forma a decidir se o processo de modernização compensa no seu caso. 

Que empresas em Portugal fornecem este serviço? 

Pinto & Cruz, Lda. 

Empresa portuguesa, garante a utilização das técnicas mais inovadores e a intervenção dos melhores profissionais. Faz alterações estéticas e funcionais, pelo que não necessitará de, através da Pinto & Cruz, de uma segunda empresa para fazer alterações. 

Stannah 

Uma empresa francamente reconhecida em Portugal, fruto mais que provável da excelência do seu serviço, é outra das suas hipóteses que tem ao seu dispor. 

Liftech 

Com presença em mais de 50 países, e com tecnologias inovadoras, são outro exemplo de uma empresa que deve contactar para modernizar o seu elevador. 

Schindler 

Segundo o site oficial da Schindler, marca bem estabelecida em Portugal, “A Schindler moderniza o seu equipamento para satisfazer as suas necessidades específicas, tendo como base tudo o que é essencial. Um investimento para o futuro. Adiar uma modernização necessária e improvisar, poderá sair mais caro, tanto nos elevadores como em qualquer outro tipo de equipamento.” 

Central Elevadores 

Oferecendo um tipo de serviço diferente à partida, a Central Elevadores disponibiliza-se a oferecer um orçamento para a modernização, sem custos. 

Outras empresas: É um processo inglório nomear todas as empresas. Poderia falar da Otis, ou da Thyssenkrupp, ou outras marcas com relevo no território português. As mencionadas acima foram escolhidas, sobretudo, porque dispõem de mais informação sobre as soluções de modernização do que as suas competidoras. Aconselho, no entanto, que contacte, primeiro, a empresa de onde o seu elevador é originário. 

Consulte um especialista: 

Com base no artigo esteve a intenção de o informar, de forma clara e acessível, acerca de algumas contemplações com que eventualmente terá de contatar na altura de modernizar o seu elevador. Há, no entanto, limites à forma como este esclarecimento ocorre. Para um acompanhamento especializado, atento primordialmente ao seu caso e tendo em conta o seu orçamento, a anatomia do seu edifício, e as condições atuais do seu elevador, um especialista será capaz de o guiar para a opção mais sensata, não só em termos da empresa que escolher para lhe fornecer o serviço como sobre a própria natureza da modernização do elevador, para maximizar o seu investimento. 

Conheça todas as soluções de mobilidade que temos para si

Scroll to Top