Monta cargas hidráulicos: tipos e diferenças

Elevador de Carga

Monta cargas hidráulicos: tipos e diferenças

Elevador de Carga
Sérgio Santos
Sérgio Santos

Editor do Vida Acessível

Um monta cargas hidráulico, como o nome indica, é uma modalidade de ascensor que oferece a oportunidade de transporte, não só de cargas, como de pessoas. Em termos de nomenclatura, a sua função é o essencial: o transporte de cargas.

Neste sentido, podemos falar da ultrapassagem de um pequeno desnível, ou de 4 andares, pelo que o modelo terá de ser necessariamente diferente para cada uma das ocasiões, apesar do final ser o mesmo. Um elevador monta-cargas pode ser exclusivo a cargas, misto, ou até para só para pessoas, mas possuir capacidade de carga suficiente para transportar cargas.

Por outro lado, quando falamos de monta cargas hidráulicos, falamos de uma forma específica de locomoção, que abordaremos daqui em diante. Neste artigo, focar-me-ei apenas em elevadores desta modalidade, nomeadamente dos benefícios que podem trazer a nível de instalação, preço e consumo energético.

Como funciona um elevador hidráulico?

Há neste momento, no mercado, diferentes variedades que oferecem a mobilidade a um elevador: hidráulicos, motores elétricos, etc. Neste caso, falamos apenas dos que se movimentam através de um sistema hidráulico.

Simples de explicar, o funcionamento de um elevador hidráulico baseia-se na confluência de uma bomba e um motor, onde fluídos são injetados num cilindro que, mediante a pressão acumulada, oferecem força suficiente para mover a plataforma, e obviamente a carga que lhe colocada em cima. Isto falando da ascensão.

No momento da descida, o oposto acontece. É o controlo da diminuição da pressão do fluído que permite que o elevador desça através do mecanismo que o prende. Esta diminuição de pressão é efetuada através de uma válvula que liberta o fluído, mediante o peso que o elevador contenha, sem que o motor tenha de intervir.

A gravidade é, portanto, um excelente auxílio no momento da descida, e permite que o consumo de energético seja menor. Este sistema é tão simples de explicar como de instalar, devido à pouca complexidade do sistema: pela sua simplicidade, possui menos componentes, o que não só torna a instalação mais barata mas também poupa espaço. Assim, existe um melhor aproveitamento da coluna oca onde será colocado o elevador, o que por sua vez propõe menos obras para o colocar em funcionamento.

O seu preço, comparativamente aos restantes tipos de motores, é de longe o mais barato na altura da obtenção do modelo, pelo que continua a ser a escolha destacada da maior parte das pessoas que optam pela compra de um elevador, de qualquer tipo.

Por fim, dispensam um quarto de máquinas, tanto acima como abaixo da linha de movimento, sendo apenas necessário um pequeno espaço adjacente, que poderá ser colocado em qualquer dos andares, e que tem uma dimensão que não é substancial na altura de criar o espaço oco.

Monta-cargas para uso exclusivo com cargas

Falamos, neste caso, de modelos que não são construídos a contemplar o uso por seres humanos. Estes variam dos 50kg até mais de 10 toneladas, e as suas dimensões podem ser discutidas com o distribuidor para se adaptarem às suas necessidades.

Aqui, podemos falar de elevadores para pequenos desníveis, com alcance de 3 metros, e facilmente instalados numa parede, ou então elevadores para veículos, verdadeiros portentos da engenharia, capazes de transportar entre vários andares, desde veículos familiares a camiões de carga.

Pela previsão de um uso contnuado, no limite das suas capacidades, estes modelos têm de ser duradouros, resistentes, com baixa necessidade de manutenção e um sistema de funcionamento simples, e adequado à sua utilização.

Monta-cargas para cargas e pessoas

Se na secção anterior falámos de monta-cargas que não estão aptos para transporte de pessoas, aqui falamos de uma modalidade muito mais versátil. Podemos mesmo falar de ascensores mistos, para qualificar esta modalidade, que é muito famosa no seio empresarial e comercial, onde é necessário transportar carga dos armazéns para lojas, de uma secção para a outra, etc, muitas vezes com o auxílio de um indivíduo.

Neste tipo de elevador misto, é a necessidade de carga e a dimensão que faz variar o preço e consumo energético; no entanto, geralmente, o distribuidor oferece uma gama muito elevada e, em alguns casos, personalizada.

Elevadores unipessoais

Com uma capacidade de carga que pode ir até aos 500kg, esta modalidade, criada acima de tudo para transporte de pessoas ao longo de andares, pode também transportar algumas cargas pesadas, evitando a travessia morosa entre escadas.

Ideal para levar as compras da garagem até à cozinha, ou um móvel do 1º para o 2º andar, estes elevadores são aconselhados sobretudos para vivendas e prédios.

Se forem construídos com uma dimensão suficiente, podem até criar as condições de acessibilidade óptima para indivíduos com mobilidade reduzida: assim, pode, com apenas um elevador, criar todas as condições para diferentes necessidades, que podem surgir a qualquer momento da vida.

Como devo proceder à compra?

Primeiro, o conselho responsável é indicar-lhe a consulta com um especialista na matéria. Olhando para a sua planta, os valores de carga que pretende transportar, e o orçamento que tem, um consultante será capaz de analisar o mercado com outra especificidade e indicar um modelo que se adeque às suas necessidades, e uma empresa que ofereça outras garantias, como, por exemplo, um contrato de manutenção. Assim, ficará com a noção perfeita de como terá de adaptar a sua propriedade, e o quanto terá de gastar para obter o modelo mais útil para o seu caso, e o consumo energético do mesmo.

Contrato de Manutenção

Aconselho a leitura detalhada do contrato e que, antes de o assinar, verifique se as condições são proveitosas. Informe-se junto do especialista e, por norma, não assine um contrato com duração que ultrapasse um ano. Tenha em conta que existem peças de desgaste rápido, e que a manutenção de um destes dispositivos pode ser custosa, se não estiver contemplada no contrato. O contrato permite estabilizar os custos, e configurar com toda a certeza os seus gastos posteriores à compra e instalação.

Conheça todas as soluções de mobilidade que temos para si

Scroll to Top