Preços de monta-cargas para casas

Elevador num lobby

Preços de monta-cargas para casas

Elevador num lobby
Sérgio Santos
Sérgio Santos

Editor do Vida Acessível

Quando falamos de monta-cargas, existe uma tendência geral para imaginar algo como um elevador de carga, ou de roupa, de um hotel, mas a verdade é que, quando falamos de monta-cargas para uma casa, estamos a falar de uma ampla variedade de elevadores, cuja aplicação e instalação pode ser a ideal em sua casa. 

O monta-cargas é, essencialmente, definido pela sua função que, sem necessidade de elaboração, é o de transportar material entre barreiras arquitetónicas ou andares. Assim, são as suas necessidades que justificaram o tipo de elevador a ser considerado para o efeito. 

Neste sentido, falaremos brevemente sobre o tipo de elevadores que podem ser utilizados como monta-cargas, tendo em conta a necessidade do utilizador e a arquitetura da casa. 

Pequena Nota 

Todos os preços abaixo apresentados carecem de custos associados, a saber, a instalação, construção e manutenção, já para não falar do consumo energético. Existe depois o contrato de manutenção, que aumentará o valor orçamental no que se refere à compra do elevador. Estes valores podem observar enormes discrepâncias, pelo que consideraremos apenas o valor dos modelos em si. 

Elevador unipessoal para pessoas e carga 

Se falamos de transporte de carga comum, como compras diárias, utensílios, ou outros objetos de uso diário, o elevador unipessoal pode ser uma boa solução, especialmente tendo em conta que também ultrapassa o seu propósito de forma satisfatória: também a pessoa pode usar o elevador, tornando a casa não só mais acessível em termos de transporte de carga, como cobre eventuais necessidades que poderão advir de problemas de saúde, terceira idade, eventual lesão, etc. 

O preço desta modalidade de elevador, dependente sempre das estipulações do elevador – dimensão, capacidade, velocidade, custos de obras para a instalação, etc – começa nos 9.000 euros. 

É um elevador que pode ascender até aos 15 metros, ou seja, que contempla toda a amplitude vertical da maior parte das casas existentes em Portugal. 

É, no entanto, uma opção com um valor substancial, pelo que deve ser ponderada cuidadosamente e, caso não considere necessário o transporte de pessoas, é uma opção que pode descartar. 

Elevador para pequenos desníveis 

Um elevador para pequenos desníveis é uma modalidade de elevador que necessita do apoio de uma parede, vertical, que suporte a sua instalação. Tem um alcance de 3 metros, e é extremamente fácil de usar, e relativamente barato em termos de instalação e consumo energético. 

É uma excelente opção se falamos em desníveis dentro da casa, de pequena altura, como podem ser certas opções estéticas de desnível, facilmente observáveis em casas mais modernas. 

Enquanto que não poderá ultrapassar mais que um andar, no máximo, de transporte de carga, se os 3 metros forem suficientes para suprir as suas necessidades, esta é uma das melhores opções no mercado em termos de custo e instalação. 

Um elevador desta modalidade pode ter uma variedade incrível de preços, tendo em conta a marca, a capacidade (máxima de 3 metros), mas pode contar com valores, nos modelos mais modestos, com valores acima dos 1.000 euros. É de notar que este valor é altamente variável, pelo que deve ser tomada com um grão de sal. Como falarei mais tarde, um especialista será necessário para criar um orçamento fiável. 

Monta-Pratos para Hotelaria 

Esta modalidade pode ser, pela sua especificidade, a melhor solução para transportar carga pelos vários andares da sua casa. A ideia de um monta-pratos, em sua casa, pode parecer estranha, mas é, na verdade, uma modalidade que, pela sua capacidade (de 50 a 100kg), uma pequena ocupação de espaço em termos de instalação e operação e opções de alteração estética que podem tornar o monta-pratos numa feature da sua casa, ao invés de um equipamento meramente funcional. 

Essa capacidade de alteração estética advém do facto de estes monta-pratos, por serem usados em espaços de restauração e hotelaria, terem de se diluir na estética geral do espaço, até para a criação do ambiente. 

É preciso ter em conta que, para a instalação do monta-pratos, que pode ascender até 5 andares, é necessária uma coluna vertical desimpedida na sua casa, que pode rondar os 100cm2 (em princípio será menor, mas pode ascender até essa dimensão). 

Um monta-pratos terá um preço que será iniciado aos 4.500€, isto falando em termos do modelo mais modesto no mercado, mas que ascenderá a partir do momento em que começar a observar os andares a ser contemplados, a estética que pretende, a capacidade de carga, e outras variedades de funcionamento do elevador: eléctrico ou hidráulico. 

Pequena nota: Os elevadores eléctricos são, geralmente, mais caros, mas com melhor eficiência energética que o hidráulico. Falamos, portanto, de uma opção em termos de investimento: um deles mais alto inicialmente, mas que se dissipa quanto maior for o tempo de vida do elevador, e um outro menor, mas que irá acumular à medida que for usado. 

Consulte um especialista: 

Apesar da confiança com que oferecemos este número, nada do que foi escrito acima invalida uma pesquisa mais específica, ou melhor, proporciona a um eventual comprador toda a informação necessária para avançar para uma decisão. Um especialista poderá analisar a sua casa, ouvir as suas necessidades em termos de utilização, e avançar numa pesquisa pormenorizada pelo mercado para lhe oferecer o modelo mais adequado, e barato.  

Um especialista também poderá oferecer um orçamento específico, à medida que analisa o quão a sua casa se adequa a qualquer um destes elevadores. Assim, procure sempre um consultante capaz e profissional, que faça valer o seu dinheiro. 

Conheça todas as soluções de mobilidade que temos para si

Scroll to Top