Elevador de Garagem para Carros: Preços

Como todos sabemos, na sociedade moderno o espaço vertical torna-se tão ou mais importante quanto o horizontal: à medida que as cidades crescem, os espaços tornam-se mais caros, o preço por metro quadrado eleva todos os anos, principalmente em áreas muito populadas, sendo que se torna muito importante aproveitar todas as dimensões, de forma a comportar todas as necessidades, pessoais, públicas ou comerciais. 

Nesse sentido, de forma a usar todo o espaço disponível numa garagem, a solução de um elevador para carros torna-se um utensílio de exemplar valor, ao servir como um incremento que pode valorizar um espaço até ao dobro da sua capacidade, aproveitando a sua altura como espaço de deposição de carros. 

Elevador de Garagem 

Imagine que pode guardar dois carros onde, até ao momento, só consegue estacionar um. A utilização de um elevador de garagem multiplica o seu espaço de armazenamento, e além disso, é extremamente fácil de utilizador. Quando falamos de elevador de garagem, podemos falar elevadores de tesoura, mas estes não oferecem o espaço abaixo de onde o carro está elevado para colocar outro carro: nesse sentido, neste artigo ficar-nos-emos pelos elevadores de garagem multiplicadores, ou seja, aqueles que permitem aproveitar o espaço abaixo do veículo que está a ser elevado. 

Multiplicadores de Lugares de Estacionamento 

No mercado, pode encontrar tanto multiplicadores de espaço que permitem a elevação de um automóvel, oferecendo um lugar de estacionamento adicional, ou multiplicadores de lugares de estacionamento que podem comportar até 4 ou 6 carros.  

Dependerá a sua decisão, portanto, do espaço que pretende equipar e das suas necessidades.  

Quais são as especificidades do piso para a sua instalação? 

Como deve calcular, a condição do piso subjacente a onde o elevador é instalado é de vital importância para estabilizar e viabilizar a instalação do mesmo.  

Assim, para uma máxima eficiência e durabilidade, require-se que o piso tenha as seguintes características, descritas abaixo: 

 
– O cimento, ou betão, que está subjacente ao elevador, deve ter, no mínimo dos mínimos, 15 centímetros, sendo aconselhado que seja ainda maior, de forma a promover uma instalação segura e duradoura 

– Em relação à nivelação do piso, o ideal será que este esteja completamente nivelado horizontalmente, como é óbvio. Contudo, a maior parte dos elevadores são totalmente seguros em termos de instalação desde que o piso não exceda uma inclinação de 1% entre cada um dos extremos do elevador. 

O quão duradouro é o elevador de multiplicação de lugares de estacionamento? 

 
Os elevadores de multiplicação de lugares de estacionamento, por serem geralmente galvanizados, são extremamente duradouros.  O que é a galvanização? De forma simples, é um processo em que as diversas partes do elevador, a sua estrutura, é revestida por materiais nobres, de forma a impedir ou travar mesmo a corrosão. Além disso, no seu contrato de manutenção, deverá figurar também uma garantia, não só de manutenção, como de utilização. 

Outras contemplações: 

Quando falamos de capacidade de carga, esta poderá variar entre modelos, mas, por ora, iremos considerar um valor mínimo de 2.200 Kg, tendo em conta as opções presentes no mercado. 

Já em termos de funcionamento, este poderá ser elétrico ou hidráulico: ambos são igualmente seguros, mas os modelos elétricos serão, em geral, mais caros no ato da compra, mas mais baratos em termos de eficiência energética, comparado à dos modelos hidráulicos. 

altura máxima de elevação dos modelos pode variar, mas, podemos observar valores entre os 1,7 metros até mais de 2m. Esta disparidade influenciará também o valor do modelo em si, que abordaremos mais à frente. 

Em termos de segurança, podemos esperar diversos mecanismos, desde travões mecânicos em ambas as colunas, bombas e pistões semelhantes às usadas em empilhadores e outras modalidades de elevadores, sistemas de nivelamento dos braços, de forma a que o carro desça, de forma horizontal, cabos de aço para suportar a manobra, bem como uma manutenção constante, que deve ser contratualizada, e que permitirá que o equipamento seja acompanhado regularmente para a eventual substituição de peças, manutenção, ou apenas uma supervisão do seu funcionamento pleno. 

Todos estes valores, no entanto, refletem apenas o modelo de multiplicação de estacionamentos individual, pelo que os modelos que elevam mais que um carro (2,4,6), terão necessariamente outros valores associados. 

Quais são as dimensões necessárias? 

Falando em termos de dimensões necessárias para a instalação de o elevador, teremos necessariamente de sublinhar que os modelos podem ter diferentes necessidades, pelo que os valores abaixo descritos servirão apenas de uma mera referência. 

O modelo pode ter algo como 2,5 metros de largura, por 4,5 metros de comprimento e 2,7 metros de altura. Assim, a largura mínima é a descrita acima, tal como o comprimento, e a largura máxima do veículo que deve ser elevado terá de ser 1,9 metros, e a do veículo que ocupe o espaço abaixo deste não poderá ultrapassar os 2 metros. 

Qual é o preço que posso esperar no momento de adquirir este modelo? 

No momento de analisar o mercado, é justo contemplar um valor que nunca será menor que os 2000€, pelo menos nas marcas que consideramos conceituadas, e que, por virtude do seu reconhecimento no mercado e por parte do utilizador, dispensam dúvidas acerca da sua qualidade, em termos de instalação, durabilidade e funcionalidade do equipamento, e manutenção. 

Consulte um especialista: 

Como sempre, apesar da informação poder ser complementar, ou até desvendar algumas impressões acerca do mercado, é difícil não generalizar no que se refere à abordagem deste tópico. Assim, para obter uma resposta específica às suas necessidades, uma análise particular ao seu espaço, aos carros que pretende armazenar com a utilização do elevador, e qual é a melhor resposta do mercado consoante o seu orçamento. Assim, fará valer, da melhor forma, o seu dinheiro, além de adaptar o seu espaço e duplicar a sua capacidade de armazenamento! 

Início » Elevadores » Elevador de Garagem para Carros: Preços

Deixe um comentário